Significa respeito ao professor (Whai = Respeito e Kru = Professor), é um ritual característico do Muaythai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento .
É uma dança, um ritual que antecede um combate. O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (respeito ao professor), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação).
Ao entrar e sair do local de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão: homens (SAWADEE KRAP) e mulheres (SAWADEE KHA).
É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Prajied .em alguns países é usado como uma forma de graduar os alunos.
É uma corda trançada em forma de coroa que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, esforço e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.